quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Taças de Vinhos

Taças de vinho são usadas desde os tempos antigos, e desde então elas têm evoluído. Hoje em dia você pode encontrar taças com formas e tamanhos únicos para cada variedade de vinho. Contudo, não existe um “padrão oficial” sobre qual taça de vinho usar em determinada ocasião: tamanho, formato, cor e aparência geral de uma taça de vinho simplesmente dependem do gosto pessoal.
Você deve prestar atenção no material com o qual é feita a taça de vinho. O vidro deve ser liso, transparente e claro. Embora o vidro colorido seja atraente, não deve ser utilizado por alguém que esteja um pouco mais interessado em apreciar o vinho, pois a visualização da cor e da presença de lágrimas fica prejudicada e este é o primeiro passo na degustação de um vinho.
Tamanho é outra coisa que você deve ter em mente. O copo de vinho deve ser grande o suficiente para manter uma boa quantidade de vinho, bem como proporcionar espaço na parte superior para rodar o vinho sem derramar. E quanto à forma, uma taça de espumante é moldada dessa forma por uma razão, e não apenas para parecer diferente: a altura do vidro mostra as bolhas e isso aumenta o prazer da bebida.
Outra coisa importante é a haste do copo. Um copo de vinho deve ter uma haste. Isto não acontece por motivos estéticos, mas tem uma função. Em primeiro lugar, impede-o de cobrir a taça com as impressões digitais gordurosas, e em segundo lugar, garante que não aquecem o vinho por contato com as mãos. Embora não tenha um efeito enorme, você vai notar que degustadores experientes nunca permitirão até mesmo um dedo na sua taça de vinho.
Então, para resumir tudo, o seu copo de vinho simplesmente deve ser de vidro transparente, ter uma haste e ser de um tamanho decente. Há, porém, uma outra consideração – a forma da taça. Uma boa taça de vinho vai diminuir o diâmetro ligeiramente no topo, de modo que o fundo é mais abaulado que a parte superior da taça. Isso é para que no momento de cheirar o vinho, os aromas sejam direcionados para as narinas.
Há muitos estilos diferentes de taças para todas as variedades de vinhos, mas se você não tiver um orçamento grande e amplo espaço de armazenamento, você pode ter 2 ou 3 modelos: uma taça de vinho tinto, uma taça de vinho branco e uma taça de champagne devem ser suficientes. Você pode querer ter também uma pequena taça para sherries ou taças de vinho do porto se você gosta de consumir estas bebidas com frequência.
Certifique-se sempre de que suas taças de vinho estão cuidadosamente limpas e garanta que não há nenhum resíduo ou mesmo cheiro deixado na taça que poderiam afetar a sua próxima dose de vinho.

Nenhum comentário: